Estudo mostra como não ter atenção desviada das tarefas e manter o foco
Por que você tem um curto período de atenção
Como pode ser? “Se olharmos para o trabalho em termos de troca de projetos, em oposição à visão micro de troca de telas, descobrimos que as pessoas gastam cerca de 10 minutos e meio em qualquer projeto de trabalho antes de serem interrompidas – internamente ou por outra pessoa – e depois mudam para outro projeto de trabalho”, disse Mark.
Sim, mas depois voltamos ao trabalho original, certo? Errado, disse Mark. Em vez disso, quando somos interrompidos no projeto dois, mudamos novamente para uma tarefa diferente – um projeto três. Inacreditavelmente, sua pesquisa mostrou que também somos interrompidos no projeto três e passamos para o projeto quatro.
“E então você volta e pega o projeto original interrompido”, disse Mark. “Mas não é como se você fosse interrompido e não fizesse nada. Por mais de 25 minutos, você está realmente trabalhando em outras coisas”.
“No entanto, também há um custo de troca”, acrescentou Mark. “Um custo de troca é o tempo que você leva para se reorientar de volta ao seu trabalho: ‘Onde eu estava? No que eu estava pensando?’. Esse esforço adicional também pode levar a erros e estresse”.
Como focar
Por que tudo isso é um problema? Afinal, isso se chama multitarefa, considerada por muitos uma habilidade altamente valorizada para lidar com as demandas da era da informação.
“Com exceção de alguns raros indivíduos, a multitarefa não existe”, disse Mark. “A menos que uma das tarefas seja automática, como mascar chiclete ou caminhar, você não pode fazer duas coisas difíceis ao mesmo tempo”.
Por exemplo, ela disse, você não consegue ler e-mail e estar em uma videoconferência. Quando você foca em uma coisa, você perde a outra. “Na verdade, você está mudando sua atenção muito rapidamente entre os dois”, disse Mark. “E quando você muda sua atenção rapidamente, isso está relacionado ao estresse”.
A pressão arterial aumenta. A frequência cardíaca acelera. Medidas psicológicas de estresse também mostram resultados negativos, disse ela, como mais fadiga e erros e menos produtividade: “Quanto mais as pessoas fazem multitarefas, mais erros elas cometem”.
Quem fez isso conosco? Nós mesmos fizemos isso, é claro, com a ajuda de culpados da tecnologia, como mídias sociais, tablets e televisão. Mas Mark culpa principalmente o e-mail.
“Para mim, e-mail é provavelmente o pior porque se tornou um símbolo de trabalho”, disse ela, acrescentando que sua pesquisa encontrou uma correlação direta entre e-mail e mais estresse.
“Cortamos o e-mail de alguns funcionários de uma organização por uma semana de trabalho”, disse ela. “Usando monitores de frequência cardíaca, descobrimos que eles ficaram significativamente menos estressados e conseguiram se concentrar por muito mais tempo”, explica.
“Não há como uma pessoa se desligar completamente da tecnologia e trabalhar no mundo de hoje”, disse Mark. “Então, vamos aprender a conviver com isso de uma forma que mantenha nosso bem-estar positivo”.
FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/